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EXPANSÃO -שמים -O Dia de Descanso

EXPANSÃO -שמים -O Dia de Descanso

 

 

 

O dia de (שבת) descanso

Olá amigos! Estamos aqui mais uma vez para tratar de mais um assunto de interesse de todos aqueles que desejam ou tenham a vontade de ter uma comunhão intima com o seu criador o nosso Deus, o Deus de Israel.   

Vamos tratar do assunto sobre o dia de descanso! Este assunto tem gerado muitas discussões e entrigas entre muita gente ao redor do mundo.

Entre aqueles que defendem que o dia de descanso deve ser no sétimo (שבת sábado) dia da semana, e aqueles que defendem que o dia de descanso deve ser no primeiro (domingo) dia da semana.

Sem querer colocar estes dois grupos em disputas, vamos atravez da fonte bíblica tentar explicar aos que tem a vontade de servir a Deus. Qual foi o dia estabelecido por Ele para ser observado. Esta observação seria para um único povo, estaria em vigor nos dias de hoje, é para ser observado por todos os povos da terra, é um mandamento? Vejamos abaixo:

 A primeira vez que foi mencionado a palavra descanso na Bíblia está resgistrado em Gênesis 2:1-3 - 1  Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

2  E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

3  E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

Entendemos que  entre tudo que foi criado por  Deus, o homem foi a sua criatura mais importante, vamos estar atentos prestando muita atenção na explicação.

O homem foi o único ser criado segundo a imagem e semelhança de Deus. Esta expressão na verdade foi usada por Deus para que o homem pudesse ter uma melhor compeensão Dele. Veja: não é no sentido de aparencia fisica, mas sim dos atributos (Ruah Há Kodésh – espírito santo) e da personalidade de Deus.

Simplificando tudo isso; Deus entregou toda a sua criação nas mãos do homem, e assim tudo foi criado para  ele, e o dia de Shabat (שבת sábado) foi criado por causa do homem; esta foi uma das preocupações de Deus para com a sua criatura mais importante.

Então por isso Deus separou o dia sétimo dos demais dias da semana, como vimos acima, Deus o abençoou e o santificou (separou).

Aparentemente na criação do ultimo dia não parece ter ai um mandamento, mas vamos observar abaixo que:

O homem sempre teve a tendencia de afastar- se do seu criador, então por isto mais tarde o homem teve que ser lembrado desta observância.

Êxodo 20 - 8 Lembra-te do dia do sábado, para santificá-lo.

9  Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.

O que implica na observância da santificação (separação) do dia de Shabat (שבת sábado)? Vamos prestar atenção; a observância do Shabat (שבת sábado) se resume em interromper as obras (trabalho). Em seis dias farás toda a sua obra ou, seja o trabalho cotidiano que todo homem tem por obrigação para a sua manutenção.

Então Deus usou a si mesmo para mostrar ao homem a necessidade deste descanso não que Deus se cansasse, mas, por ser o homem uma simples criatura dependente de Deus. O homem deveria junto com tudo o que é seu separar este dia para o seu descanso, reflexão, e adoração ao seu criador que se lembrou dele. 

Na criação qual veio primeiro o homem ou o Shabat (שבת sábado)? O homem veio primeiro e por ultimo o Shabat, logo pode entender-se claramente a explicação que Yeshua (Jesus) deu aos p’rushim (fariseus) de que o Shabat foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Shabat (שבת sábado), devido à necessidade do homem. Vejamos o texto abaixo:

Marcos 2: 23 E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas.

24 E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito?

 

25 Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam?

26 Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam?

27 E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

28 Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

 

Esta questão dos talmidim (discípulos) veja que eles não deixaram de santificar o Shabat (שבת sábado)! Não estavam fazendo obra alguma, estavam apenas suprindo suas necessidades físicas, e ai sim podemos entender o que é legalismo por parte de alguma ramificação judaica da época de Yeshua, que por falta de entendimento não souberam interpretar a lei.

E quando Yeshua disse que o filho do homem até do Shabat (שבת sábado) é senhor entendemos que ele na condição de sua carne também tinha as mesmas necessidades, e entendia o que lhe era licito fazer em dia de Shabat.

Agora que entendemos a implicação da santificação do Shabat (שבת sábado), vamos saber quem teria que cumprir com esta obrigação.

Muitos goim (gentios) dizem que esta observância foi dada para os yehudim (judeus), e os yehudim de algumas ramificações do judaísmo por sua vez também afirmam que esta observância ou esta obrigação Deus deu a eles, e não aos goim. Vamos ver a versão talmúdica abaixo:

Restrições aos gentios

O Eterno ordenou exclusivamente aos judeus que observassem o shabat :"E os filhos de Israel guardarão o shabat" ou "O Shabat (שבת sábado) será um sinal entre Mim (O Criador) e Vós (povo judeu)". Assim sendo, os gentios (goim) estão proibidos de guardá-lo, pois se o fazem estão transgredindo a Lei, atribuindo para si o título de "filho(a) de Israel" sem de fato o ser e cometendo Avodah Zarah (idolatria), pois estão adorando ao Criador de um modo que ele não determinou. Um não-judeu que “descansar” no Shabat é passível de pena capital, a não ser que seja peregrino entre os filhos de Israel (Talmud).

Seria isto verdade? O talmud diz isto, mas o que as escrituras dizem a esse respeito? É bem verdade que Deus separou o povo de Israel dos demais povos para ser um povo santo, e que verdadeiramente o Shabat seria um sinal entre Deus e o povo de Israel.

 

Mas faria Deus acepção de pessoas? Shaul Há shaliach (Paulo o apostólo) disse: Romanos 2:10  Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego;

11 Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.

12 Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.

13 Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

14 Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei;

15 Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

Esta colocação talmúdica infelizmente contraria a palavra de Deus. Sabemos do  privilégio do nosso povo, mas a graça também alcançou os outros povos.Qual foi a forma que Deus usou para que a graça alcançasse os outros povos?

Os outros povos deveriam estar separados do povo de Israel, ou deveriam unir-se ao povo santo, ou ainda seria o povo santo que teria que se unir aos outros povos?

A que povo pertence à adoção de filhos?

Veja abaixo:

Romanos 9:3 Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

4  Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;

5  Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém.

 

Os povos da terra foram se desviando e se entregando a devassidão, e sempre serviram e servem a deuses pagãos, portanto Deus não aceitaria os seus cultos.

O verdadeiro culto a Deus é oferecido pelos yehudim logo entendemos que esta união deve partir dos outros povos, seria equivoco dos goim (gentios) tentar converter um yehud (judeu) a sua crença.

Como vimos acima a eles pertence à adoção de filhos, a gloria, as alianças, a lei, o culto, e as promessas.

O propósito de Deus é fazer dos dois um só povo, mas, com uma condição, o rebanho (povo) de Deus já está reunido, e é ai, que todos nós temos que entender qual foi à forma que Deus usou para que a graça alcançasse os outros povos e fizesse dos dois um só povo.

João 10:16  Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

 

João 4:22  Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.

E isso não é maravilhoso aos vossos olhos? Agora, pois voz, sabendo disto, abrace a graça que voz alcançou.

Adoneino Yeshua Há Mashiach (o nosso senhor Jesus Cristo) foi dado por Deus para ser a vossa luz, para que a sua salvação pudesse alcançar o mundo todo como veremos abaixo.

 

Isaias 49: 6 Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Jacó, e tornares a trazer os preservados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra.

 

Isaias 56:3 E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

4  Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:

5  Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

6  E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,

7  Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.

 

Como vimos acima e bem claro o dia de descanso que a Bíblia afirma com todas as letras é santo Shabat (שבת sábado), ou seja, o dia sétimo.

Mas porque alguns grupos religiosos defendem que o dia do senhor é o dia de domingo o primeiro dia da semana?

Tem alguma explicação para isto, na bíblia tem algum respaldo para a defesa desta tese?

Não encontramos nenhum texto que comprove a observância deste dia como o dia de descanso, ou o dia do senhor nas escrituras.

Mas encontramos uma profecia que diz que num tempo futuro os homens cuidariam de mudar os tempos e a lei.

 

Daniel 7:23  Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços.

24 E, quanto aos dez chifres, daquele mesmo reino se levantarão dez reis; e depois deles se levantará outro, o qual será diferente dos primeiros, e abaterá a três reis.

25 E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.

 

Em estudos anteriores vimos que a mulher foi perseguida (representada pelo povo de Israel e a congregação de Yeshua) por mil duzentos e sessenta anos, ou seja, foram entregue na mão do quarto animal (império Romano-primeira besta  - e segunda besta sistema papal o rei diferente que derrubou três reis para assumir o seu reino dentro deste mesmo império) instituindo o domingo(lei) como o dia de guarda por todo o império observado de uma meia noite a outra meia noite(tempos).    

 Os yehudim sempre observaram os dias e noites como foi ordenado por Deus na criação veja abaixo:

 

Gênesis 1:14  E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.

O santo Shabat (שבת sábado) é observado do por do sol (luminar maior) do dia sexto ao por do sol (luminar maior) do dia sétimo (dia de 24 horas) e não de uma meia noite a outra como é observado o dia pagão de domingo criado pelo imperador de Roma.

 

Conclusão:

Para aqueles que desejam servir o Deus verdadeiro, guarda o dia de Shabat (שבת sábado) , e entrará no descanso do grande dia de Shabat (שבת sábado) o Olam Habá (o mundo vindouro).

 

Hebreus 4:3 Porque nós, os que temos crido, entramos no repouso, tal como disse: Assim jurei na minha ira Que não entrarão no meu repouso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo.

4  Porque em certo lugar disse assim do dia sétimo: E repousou Deus de todas as suas obras no sétimo dia.

5  E outra vez neste lugar: Não entrarão no meu repouso.

6  Visto, pois, que resta que alguns entrem nele, e que aqueles a quem primeiro foram pregadas as boas novas não entraram por causa da desobediência,

7  Determina outra vez um certo dia, Hoje, dizendo por Davi, muito tempo depois, como está dito: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações.

 

11 Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

 

Que o Eterno Deus de Israel possa iluminar os vossos corações.

 

 Shalom Alechem -שלם עליכם - Paz Seja Convosco!

 Por Yeshaiáhu ben Ysrael   -  ישﬠיהן בן ישרעל 

RIO CLARO/ SP. BRASIL